sexta-feira, 24 de julho de 2020

Dão-se como cão e gato.


Quem não conhece esta expressão? É uma expressão de conflito: é porque se dão mal. Então quererá dizer que cães e gatos têm uma convivência difícil! Será assim? Uns dizem que sim, outros dizem que não… E, neste momento, entre os que lerão isto, não faltam defensores de ambos os lados: “Tenho cães e gatos há anos e dão-se todos muito bem!” / “Não os posso ter juntos pois ficava sem casa, e sem animais!”. E há uma terceira facção – a minha – que corresponde às pessoas que nem tem cão nem tem gato, e cuja discussão deste tema é mais ou menos indiferente: somos os eremitas desta sociedade. Até me sentiria mal em estar fora de moda mas como é o costume uma pessoa habitua-se… Agora até tenho um filho mas como não tenho cão devia estar calado. Nem gato. Mas aqui há gato: devia ter um amigo de quatro patas em vez dum bebé humano? É que ambos gatinham, por exemplo. E se tento dar opinião? “Mas tens cão? Tens gato? Cala-te!”. Tenho ácaros aqui em casa, e bastantes – conta? Claro que a raça dos insensíveis que não têm animais de estimação, a que pertenço, curiosamente pertencem também à raça dos que nunca abandonam animais de estimação. Mas disso ninguém fala… São pontos de vista… “Esses não são os verdadeiros amantes de animais!” – dir-me-ão, e tendo a concordar. Mas e aqueles que fecham um animal no seu apartamento? E aqueles cães que poderiam ter tido um futuro na conquista espacial canina e fazem estragos entre a cozinha e o quarto? E aqueles gatos que davam para as finanças mas simplesmente arranham sofás? E as iguanas? E os peixinhos de aquário? E os passarinhos? Falem deles! Têm tanto direito ao conflito como cães e gatos. Defendam-se, com unhas e dentes. Estamos em guerra!

Sem comentários:

Enviar um comentário