quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Leopardo

Continuando ligado à Itália, o Leopardo foi outro dos livros que só me arrependo de não ter lido mais cedo. Lembro-me que o comprei em segunda-mão por 1,50 € e que foi um grande negócio. Desde que o conteúdo do livro esteja intacto, o preço ou a proveniência pouco me importam; claro que é bonito ter uma prateleira cheia de livros da mesma colecção ou ainda com aquele brilho que todas as coisas novas têm mas o meu interesse nos livros é, primariamente, o que neles posso descobrir ao lê-los.

A aristocracia em decadência, as mudanças inevitáveis que nada mudam (ou que tudo mudam, conforme a perspectiva) ou o último de uma família; tudo isto são temas presentes n'"O Leopardo". A par de outras leituras sobre a Sicília, o meu quadro mental da ilha vai-se completando (com ajudas das imagens dos filmes, claro), até ao dia em que, espero, pisarei o árido solo envolvido pelo Mediterrâneo. Outro romance histórico; com este livro muito há a aprender, desde a própria história à política, mantendo sempre a altivez dum condenado consciente, pois nestas páginas, como em tantas outras páginas da vida, "é preciso que tudo mude para que tudo fique como está"...

Sem comentários:

Enviar um comentário