quinta-feira, 14 de março de 2013

I CAMPEONATO NACIONAL DE POESIA - Jornada IV

"Eis o desafio desta semana:
Escreva, usando não mais de 300 palavras,um poema que contenha a seguinte expressão: “sou do tamanho de todo o mundo”."


Ora, essa é mesmo a grande questão!
É uma nova forma de estar na vida,
talvez um regresso ao primitivo,
o contacto com a natureza, o respeito mútuo…
Uma parte anarquia, uma parte comunismo;
ainda estou a pensar como o definir
e se é de facto novo ou algo que já existe…
Sou uma pessoa e penso que posso mudar:
evitar as guerras, acabar com a fome;
talvez seja demasiado idealista, aceito,
talvez nunca possa acabar com o preconceito,
e com as classes sociais e com a miséria,
mas chegam notícias que me deixam a pensar
Que mundo é este em que habito?!
O meu jardim está bem cuidado,
as flores desabrocham lindas como sempre,
mas se eu continuar a marcha até ao infinito,
até àquele rio a milhares de milhas daqui,
até àquele ecossistema fundamental para mim
e que nem sei sequer que existe,
estarão bem como eu estou?! Somos iguais!
Átomos, moléculas, poeira cósmica!
Uma gota de água? Sou eu!
Um rio? Sou eu.
Uma nuvem?
Sou eu!
E és tu!
E somos todos!
Uma erva que cospe oxigénio para mim?
Devo agradecer! Devo preservar! Amo!
É tão semelhante a mim! Morre. Nasce. Vive.
Se tenho consciência para que me serve
se não para ter consciência da realidade?!
Sou um emissário da mais cândida pradaria,
um raio de luz, um trovão, sou o vento!
Sou do tamanho de todo o mundo
e sou belo na minha essência!
Somos todos um!
Hoje vou ser feliz no mundo em que nasci,
no sistema solar que me abriga,
no universo que me aconchega,
na existência que partilho com todos
nesta mesma dimensão, neste tempo.
Sim, acredito em algo,
numa ordem natural e comum ao todo,
a todos,
penso que se pode chamar assim.
É esta a minha religião;
fui suficientemente claro?

(27-12-2012)
(este foi o meu poema mais bem classificado no campeonato)

Sem comentários:

Enviar um comentário