quinta-feira, 21 de março de 2013

I CAMPEONATO NACIONAL DE POESIA - Jornada V

"Eis o desafio desta semana:
Um homem está diante de si dizendo que vai suicidar-se. Escreva, usando não mais de 300 palavras, o poema que gostaria de lhe ler para que mudasse de ideias."


Sabes que eu já estive desse mesmo lado
e alguém teve comigo esta mesma conversa?
Tens tanto talento e vai ser desperdiçado,
tens tanto a viver e estás com tanta pressa…
Hoje e aqui sou o mesmo raio de luz,
tu és as mesmas trevas impenetráveis,
a dois é mais fácil carregar a cruz
e o destino é cheio de imponderáveis:
como se pode perder a curiosidade!?,
saber o que amanhã nos vai despertar,
hoje é negro e sufoca-te de ansiedade,
amanhã será puro prazer e bem-estar!
Por que pensas que é tudo mau na tua vida?
Será que já viveste tempo suficiente?
Claro que não pode haver quem por ti decida
mas podes ter uma decisão consciente!
Eu sei que dói e que não vês esperança,
nem um motivo para enfrentar o presente,
mas lembra-te que um dia foste uma criança
e essa alegria pode voltar de repente!
Essa corda laçada é só um brinquedo
e há brincadeiras que são tão perigosas…
Não há problema algum em ter medo
e até há espinhos nas mais belas rosas!
“Viver assim infeliz não há quem possa,”
- pensas agora e vasculhas a memória -
“não há desgraça maior do que a nossa!”:
acalma-te! e escuta bem a minha história:
Um dia eu estive desse mesmo lado,
hoje considero-me uma pessoa feliz,
tive sorte, um amigo!, e por ele fui ensinado:
o melhor que me aconteceu? Não ter o que quis!
E um dia também vais passar esta mensagem:
viver pode ser difícil mas tu tens essa coragem!

(3-1-2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário