domingo, 5 de julho de 2009

O outro benfeitor madeirense!

Se há dois falta um: Alberto João Jardim!

É um político polémico, é verdade, mas este blogue não perde tempo com o que todos sabem! Aliás Joe Berardo, que nasceu José mas entretanto já é comendador, é, a meu ver, bem mais polémico que o político madeirense, estando associado a algumas fraudes, na África do Sul, no anos 90, das quais quase ninguém fala! É certo que denunciou a fraude no BCP e parece que isso conseguiu apagar da memória colectiva a sua própria história pessoal!

Há outro lado deste benfeitor madeirense que ao longo do seu longuíssimo tempo de governação já deve ter tirado do desemprego mais gente que o actual governo do continente [gostaram desta minha imitação do benfeitor?!]!

Este político ostenta o recorde mundial de permanência no poder por via democrática: mais de 30 anos como presidente do Governo Regional da Madeira! Só há outro líder supremo mais longínquo, Mu‘ammar al-Qaḏḏāfī, o presidente da Líbia, que está a chegar aos 40 anos de governação!, embora o Coronel Gadaffi nunca se tenha submetido ao escrutínio...

O curriculum vitae do presidente da Madeira é impressionante! Professor, advogado, jornalista e político. Conta também com um doutoramento "honoris causa" em Ciências Políticas por uma Universidade Italiana! Isto para dar apenas alguns exemplos...

Uma das suas míticas declarações merece lugar neste espaço pois parece-me que simboliza bem a atitude, obviamente discutível, de João Jardim, que não se coibe de dizer o que pensa: "Há aqui uns bastardos na comunicaçao social do continente...eu digo bastardos para não ter que lhes chamar filhos da puta ..." (Diário de Notícias, 5 junho 2005).

Recentemente Alberto João Jardim comparou o governo à mafia siciliana!

Dados os recentes desenvolvimentos lembrou-me um dos meus filmes favoritos, "GoodFellas", a visão de Martin Scorsese da máfia na América, nomeadamente a cena em que Tommy DeVito (Joe Pesci) fala dum "cornutto contente", como sendo alguém "happy in being a jerk"! As semelhanças com a realidade não serão pura coincidência!

Sem comentários:

Enviar um comentário