quinta-feira, 16 de julho de 2009

Reflexões sobre um blogue.

Alguém alguma vez me disse que tinha um blogue pessoal. Tão pessoal que não o mostrava a pessoas conhecidas. Tão pessoal que o preferia submeter ao desconhecido. Tão pessoal que servia apenas para ser... impessoal!?

Fiquei a pensar nesta questão. O que é um blogue e para que serve? Pensei que um blogue fosse sempre pessoal! E como pessoal entendi-o como obra do seu criador: a pessoa! Mas se a pessoa se esconde por trás das palavras (e não é isto que estou a discutir), se a pessoa não quer ser a pessoa que aquilo escreve, não quer que a conheçam, então não é o blogue impessoal?! Mesmo havendo ali uma pessoa a escrever...

Isto parece-me complexo. Fui até consultar o dicionário da Língua Portugesa, daqueles pré-acordo e portanto impolutos (vide as primeiras entradas deste blogue). Pessoa: ser consciente de si mesmo, senhor dos seus actos e, por isso, responsável por eles (entre outras definições). Pessoal: da pessoa ou a ela respeitante. Impessoal: que não é pessoal.

Este blogue, de autor desconhecido, é pessoal? Foi um ser consciente e senhor dos seus actos que o fez. Mas atrás do seu anonimato não o podemos responsabilizar de nada! Então é, ao mesmo tempo, pessoal e impessoal!

Um blogue... para que serve? Dar uma opinião, pessoal, das questões nele abordadas. Mostrar as capacidades pessoais, os gostos pessoais, os desgostos pessoais e sabe-se que lá mais... Servirá para outros fins? E se alguém quiser, simplesmente, desatar a escrever o que lhe vai na alma sem se assumir como autor de tais desabafos? Que o impede? Nada! É menos blogue? Não! Tem autor? Sim, pois há uma pessoa que o escreve; não, pois não há uma pessoa que o assume!

Gostava de ler este blogue. Por várias razões, a primeira das quais a curiosidade que me despertou e que culminou nesta reflexão! Mas nunca o vou poder ler. Porque conheço o autor. E este vedou-me o acesso, enfim, à sua pessoa! À pessoa do blogue, entenda-se. Provavelmente a pessoa que quer esconder. Não acredito que seja a mesma pessoa que conheço.

Se um dia, por algum acaso, ler este blogue, não vou saber que o estou a ler! Vou ler um blogue, não este que me despertou estas palavras! Até posso ler este blogue mas se não souber do que se trata...

A reflexão continua em mim. Este texto não tem fim enquanto pensar nisto. Mas não vou escrever mais. Vou ser pessoal ou impessoal? Não sei... Nem cheguei a qualquer conclusão. Nem me interessava. Um dia, se o ler, o blogue que não saberei ser o tal, vou adorar! Ou então vou olhar para ele e não lhe ligar qualquer atenção como a maioria dos blogues que visito! Continuo na dúvida: para que serve um blogue?

1 comentário:

  1. È como o blog que tenho, onde sou ánónima. Sim! é pessoal e impessoal, porque ninguém, ou melhor poucas me conhecem. Agora tenho pessoas que me conhecem que o lêem, mas são poucas. Ser anónima tem vantagens, escreve-se com mais liberdade, sem medo que nos apontem o dedo, sem o risco de nos rotularem. E como não mostramos a cara, ninguém sabe como somos, e isso do mistério dá cria mais curiosidade, mais suspance por assim dizer. Mas a principal razão é mesmo porque normalmente são coisas íntimas que não seriamos capazes de partilhar com qualquer um, mesmo que amigo, e então assim fica mais fácil. O que interessa saber quem escreve, se é verdade o que escreve! Interessa ler por gosto. Conheço outros blog também onde não são reveladas as verdadeiras identidades, porque assim fica mais fácil.
    Acerca do pessoal, é pessoa para quem conhece, mas impessoal sim!.
    Para que serve o blog, perguntas tu, para escrever, e para alguém ler. partilhar informações, opiniões, ideias, arte ou que seja, e de alguma forma ter o reverso da moeda, que é ter alguem do outro lado a ler.

    ResponderEliminar