domingo, 5 de julho de 2009

O ministro que pôs uns cornos!

Após muita insistência decidi abordar aqui o gesto do ministro Manuel Pinho.

É indiscutível que o gesto é condenável mas o que poderá significar? Isto sim merece a minha atenção!

Não deixa de ser curioso que um ministro que proferiu comentários tão infelizes em tantas ocasiões sai do governo por causa de um gesto! Mas se continua a ser verdade que o peixe morre pela boca não menos verdade é que os touros se pegam pelos cornos!

Mas aquele gesto em particular... um par de cornos? Um manguito, por exemplo, não servia? O que me leva a pensar que o gesto não foi irreflectido!
O gesto foi para Bernardino Soares, deputado comunista, que fez o que toda a gente faz: criticou o agora ex-Ministro da Economia.

"Pôr os cornos", essa bela expressão portuguesa, toda a gente sabe o que quer dizer: trair! Muitos divórcios começarão assim... Mas quem anda a pô-los e a quem? Numa primeira análise quem os anda a por é... Manuel Pinho! A quem?

Estes cornos foram para Bernardino Soares, para o comunismo, para a esquerda, para a oposição, para o parlamento ou para o país? Ou seja, quem é aqui o cornudo?

Se foram para o deputado queria o ministro dizer "está calado ó corno!"? E conseguiu dizê-lo sem lhe interromper o discurso! Nada de conversas cruzadas nem discussões em que ninguém se entende: espero que a partir de agora os deputados gesticulem muito mais! A discussão política só tem a ganhar!
Mas voltando à vaca fria (também ela cornuda, ora!) ... O deputado comunista é cornudo? E foi o ministro quem lhos pôs?! Foi o que toda a gente viu!

Os cornos foram para o comunismo? Portugal é dos poucos países do velho continente onde o comunismo persiste mas se há fidelidade a uma causa então a dos comunistas portugueses aos seus ideais parece-me um bom exemplo!
Claramente que este ministro põe os cornos aos ideais comunistas desde que começou a exercer funções dadas as suas opiniões sobre economia! Se há algo que não preocupa (preocupou, já se demitiu!) o ministro da economia é a classe trabalhadora! De outro modo não enfatizaria, constantemente, aos empresários mundiais que investir no rectângulo é vantajoso devido aos miseráveis salários que por cá se pagam...

Os cornos foram para a esquerda? Duvido, pois nem é preciso o gesto! Não este gesto! Os vários gestos que, há cerca de quatro anos, este governo tem feito, mais ou menos dissimulados, revelam uma traição à esquerda completa! Socialistas que governam à direita...

Talvez os cornos fossem para o parlamento. O ministro, que disse não ser um "político profissional", devia estar cansado da sua falta de profissionalismo e decidiu partir em beleza! Com um gesto invulgar e inédito! O coroar do seu trabalho. E partir para uma nova vida!

Mas sem dúvida que os cornos assentam melhor aos portugueses! No geral. Pois este ministro garantiu que a crise já acabou! Obviamente que não mas a sua partida talvez melhore isto! Os portugueses que trabalham e que recebem pouco e que vivem num mar de rosas, segundo diz o partido da rosa! Mas as rosas estão negras... e em vez de espinhos agora ferem-nos com cornos!

Daqui a três meses talvez os cornos mudem de proprietário!

1 comentário: